• Flô Slow

Quero ter uma rotina mais sustentável. Por onde eu começo?


Construir uma rotina mais sustentável e consciente nada mais é do que um grande objetivo de vida. E como todo objetivo, precisamos de um bom planejamento para conseguirmos atingir essa realidade futura.






1. Entenda o seu porquê


Por que esse objetivo é importante para você? O que te motiva a atingi-lo? Querer mudar o nosso estilo de vida é um grande propósito e pede para que saiamos da nossa zona de conforto para conquistá-lo. Não se trata de mudar apenas um hábito, mas sim uma série deles. Portanto, temos que entender qual é a nossa real motivação para conseguirmos persistir com determinação rumo a esse objetivo sem desistir pelo caminho.



2. Divida o seu objetivo em metas.


Querer ter uma rotina mais sustentável e consciente nada mais é do que um grande objetivo de vida. E como todo grande objetivo, é necessário dividi-lo em várias metas, ou seja, etapas mensuráveis que te aproximam do seu objetivo final.


Faça um balanço da sua rotina hoje: quais hábitos você precisa repensar e ressignificar para conseguir atingir seu objetivo de ser uma pessoa mais sustentável? Transforme-os em suas próximas metas.



3. Seja paciente e persistente.


Como mencionamos, para tornarmos a nossa rotina mais sustentável, precisamos mudar diversos hábitos diários. A primeira coisa a fazermos é entender que se trata de um processo relativamente demorado até chegarmos à essa rotina ideal. É necessário um certo tempo até conseguirmos integrar completamente um novo hábito em nossa vida.


Como toda mudança, no início demanda um certo esforço pois exige que saiamos do nosso automatismo. Mas, com o passar dos dias, as mudanças vão virando hábitos e aquilo que necessitava de uma certa energia inicialmente, já fazemos sem nem sequer pensar.


Além disso, precisamos ir incluindo esses novos hábitos aos poucos em nosso cotidiano, pois é praticamente impossível mudarmos completamente nossa rotina de um dia para o outro. Afinal, essas transformações precisam ser igualmente sustentáveis para nós.



4. Planejamento é chave!


Como vimos, conquistar uma rotina mais sustentável é feita em etapas. Etapas essas que chamamos de metas. E como toda meta, precisamos de um bom planejamento para conseguirmos atingi-las.


O planejamento se torna fundamental para adotarmos de vez esses novos hábitos em nossas vidas. Planeje a sua ida ao mercado para não esquecer suas ecobags e saquinhos a granel, além de fazer sua lista de compras para não comprar o que já tem na geladeira. Planeje o seu menu da semana para evitar desperdício de comida e não ser pego desprevenido.


Mudança de hábito não é tarefa fácil e um bom planejamento com certeza facilita o processo! São nas pequenas ações do dia a dia que atingimos grandes resultados.



5. Autoconhecimento


Preste atenção em quais momentos você acaba voltando para um hábito não sustentável e procure entender o porquê para conseguir ajustar a sua rotina e planejamento de acordo.


Será que é no happy hour que você está sem o seu copinho reutilizável? Ou é quando você vai à praia e você quer tomar uma água de coco mas não tem consigo um canudo reutilizável? A auto-observação é essencial para o avanço em nosso processo.



6. Celebre suas conquistas.


Não menospreze as suas conquistas, celebre cada pequena vitória. Você merece reconhecer o seu esforço e a sua dedicação por ter atingido cada uma de suas metas. Grandes conquistas são feitas de pequenas vitórias.