top of page
  • Foto do escritorFlô Slow

Como estabelecer metas que façam sentido? Por onde começar?


Cansada de colocar metas no papel e não conseguir

realizá-las? Então confira nossas dicas para 2023 ser um ano diferente!





1. Faça um balanço.


É interessante começar o processo pegando suas metas e intenções de um ano atrás e analisar as que você atingiu e as que você acabou abandonado pelo caminho. Tente entender o porquê de terem dado certo ou não. Essa reflexão pode te ajudar a identificar padrões internos para que você tenha ainda mais sucesso esse ano na realização dos seus objetivos.


Faça também um balanço da sua vida hoje: o que te separa de quem vocêestá para quem você quer se tornar? Quais hábitos você precisa repensar e ressignificar para conseguir se tornar essa pessoa? Mantenha isso em mente nas próximas etapas.



2. Faça um rascunho das suas metas.


Pegue um papel e coloque nele tudo aquilo que você gostaria de realizar no ano. Sem pensar demais, apenas coloque o que vem para você de forma intuitiva e natural.



3. Categorize as suas metas.


Junte as suas metas do rascunho por tema.

Por exemplo: saúde e bem-estar, carreira, social, familia, lazer, espiritualidade, etc.


Em seguida, identifique se as metas de cada tema têm algum objetivo em comum.



4. Estabeleça as Grandes Metas.


Esses objetivos identificados se tornam as Grandes Metas. As "metinhas" do rascunho se tornam o plano de ação para chegar nesse objetivo comum entre elas. Nessa etapa do processo já se pode começar a fazer uma limpa nas metas do rascunho que destoam e não são muito coerentes com a sua história e momento de vida.



5. Entenda o seu porquê.


Por que esse objetivo é importante para você? O que te motiva a atingi-lo? Para realizar as suas metas, você vai precisar sair da sua zona de conforto para conquistá-las. Portanto, é fundamental entender qual é a sua real motivação para conseguir persistir com determinação rumo a esse objetivo sem desistir pelo caminho. Elimine da sua lista tudo aquilo que não tem um porquê forte o suficiente para ser sustentado. Isso significa que não é uma meta que vem do seu coração, mas do externo.



6. Planejamento é chave!


Como vimos, realizar um objetivo maior é feito por etapas. Etapas essas que chamamos de metas. E como toda meta, precisamos de um bom planejamento para conseguirmos atingi-las.


Aqui é interessante fazer uma visão do ano para determinar qual será o plano de execução para chegar no objetivo final. Divida o seu ano em meses e pense em cada fase do ano para identificar o momento mais oportuno para priorizar cada meta.



7. Priorize.


Identifique as suas prioridades do ano. Dessa forma você garante de não se perder durante esse período e de correr o risco de chegar dezembro e não ter atingido nenhuma meta. Ao mesmo tempo isso te trará paz em saber que você investiu o seu tempo naquilo que era mais importante, evitando assim autocobrança desnecessária.




Estabelecer as metas certas para você é o primeiro passo para você ter sucesso no processo de realização.


As metas que você define precisam fazer sentido para você, para a sua história e para o seu momento de vida. Muita gente não consegue atingir suas metas pelo simples fato de não saber defini-las e/ou não saber traçar uma boa estratégia de execução.


Algumas dicas para manter em mente na hora de estabelecer as suas metas:


- Seja realista em relação ao tempo, à sua disponibilidade no dia a dia para se dedicar à esses objetivos e às etapas que têm que ser feitas entre o ponto A e o ponto Z. Dessa forma você evitará frustrações e autocobranças que, vamos combinar, não servem para nada além de atrasar o seu processo.


- As Grandes Metas não precisam ser atingidas automaticamente no espaço de um ano. Elas podem servir como um direcionamento, um lugar que você almeja chegar e que te guia ao longo de vário anos. O importante é seguir evoluindo no processo. Talvez você não dê “check” nessa Grande Meta no fim do ano, mas você marque como “work in progress” já que terá atingindo as metinhas que fazem parte do percurso.


Algumas dicas para manter em mente enquanto você se torna a sua melhor versão:


- Seja paciente: Não queira mudar tudo ao mesmo tempo. O processo precisa ser sustentável para você e caber na sua realidade. Na maioria das vezes, atingir grandes objetivos e metas demandam tempo pois são necessários novos aprendizados, mudanças de hábitos e de rotina. Como é praticamente impossível mudarmos tudo de um dia para o outro, o processo precisa ser feito em etapas. Divida e conquiste!


- Seja persistente mas não se torne refém da produtividade: Esse processo todo pode ser longo e demorado, por isso, se der vontade de desistir, aprenda a descansar. Esse ócio é necessário e faz parte para que você possa recarregar sua bateria.


- Tente manter o equilíbrio entre as diferentes áreas da sua vida, sempre levando em conta as suas prioridades.

bottom of page